domingo, 14 de outubro de 2012

Medicamentos podem causar calosidades, fissuras, inchaços entre outros problemas nos pés.


Queratodermia palmo-plantar

Muitas alterações da pele, principalmente nos pés, são causadas por medicamentos que reagem alergicamente, afetando a nossa epiderme. Aparecem vermelhidões (dermatites), engrossamento da pele (calosidades), feridas, bolhas aquosas, cosseiras, fissuras, inchaço e muitas outras reações.

Há uma verdadeira reação alérgica a um medicamento quando o sistema imunológico é ativado em resposta a uma droga. Os medicamentos podem ser tomados por via oral, injetados no corpo ou aplicados na Os sintomas de alergia a medicamentos podem surgir imediatamente ou depois de tomar o medicamento uma semana depois ou mais. Normalmente, não se sabe o porquê de uma pessoa ser alérgica a um medicamento em particular.
Estas alergias podem causar problemas significativos, não apenas pelos sintomas que causam, mas também porque poderá ter de evitar o uso de medicamentos que está a tomar para tratar alguma doença. Em muitos casos, a alergia a medicamentos passa despercebida até que a pessoa tome um remédio e tenha uma reação alérgica.
Os sintomas das alergias variam de acordo com os mecanismos imunológicos envolvidos. A reação mais comum é a erupção cutânea. A reação também pode não aparecer até 8-10 dias após começar a tomar o medicamento. Pode até desenvolver uma erupção apenas após uma semana depois de tomar o medicamento, quando isso acontece, geralmente está relacionada a um antibiótico.
Em casos agudos, os sintomas aparecem poucas horas depois de tomar o medicamento, chamados de sintomas agudos estes incluem, erupções cutâneas, urticária ou prurido. No entanto, em casos graves, os sintomas podem progredir rapidamente.

Tratamento de alergia a medicamentos

Muitas pessoas, não percebem que as alterações nos pés, são causadas pelos medicamentos. Ao perceber qualquer alteração, consulte imediatamente seu médico e interrompa a utilização da droga e mostre a área afetada. Seu médico irá, se necessário, trocar o medicamento.
Ao perceber qualquer alteração na pele, mostre os pés ao especialista. Quando consultamos um cardiologista, por exemplo, dificilmente mostramos nossos pés.
Qualquer alteração na pele, procure sempre um dermatologista.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo. Breve responderei seu comentário.